Investimento em publicidade digital vai ultrapassar mídias tradicionais em 2019, diz eMarketer

Investimento em publicidade digital vai ultrapassar mídias tradicionais em 2019, diz eMarketer

22 de fevereiro de 2019 0 Por admin

Escrito por Nick Ellis para o Meio Bit.

 

Pode ser uma realidade ainda distante aqui no Brasil, mas lá fora, o investimento em publicidade digital deve passar a tradicional ainda em 2019. Segundo projeções do eMarketer, o investimento em publicidade digital este ano deve chegar até US$ 130 bilhões, o que supera bastante os US$ 110 bilhões previstos para a mídia tradicional.

Do total de US$ 129,34 bilhões previstos para investimento em mídia digital em 2019, US$ 87 bilhões são apenas em mobile, e superam e muito os US$ 70 bilhões que serão investidos em anúncios na TV este ano lá nos Estados Unidos.

Infelizmente, a maior parte desse quinhão não vai para sites independentes, e sim para o Google e o Facebook, apesar do primeiro estar em leve queda (38,2% para 37,2% este ano), e o segundo ter crescido bem pouco desde o ano passado (21,8% para 22,1% este ano).

Gráfico da eMarketer mostra as cinco maiores empresas no mercado de publicade digital nos Estados Unidos.

O que explica essa relativa estagnação das duas empresas é outra gigante, a Amazon, que está ganhando espaço e aumentou sua participação em 50%, chegando a 8,8% do total. É bom que as duas abram o olho, pois tudo indica que os anúncios nas páginas de vendas da Amazon vão continuar crescendo muito nos próximos anos.

De acordo com o IAB (Interactive Advertising Bureau), o lucro de agências digitais chegou a US$ 26,2 bilhões no último trimestre de 2018, uma subida de 22% em relação ao ano anterior. Para David Silverman (PwC): “o digital mostra ano após ano que continua a cativar e engajar a audiência. Não é surpresa que os anunciantes estejam seguindo seus clientes em potencial para qualquer tela na qual estejam, e é bem provável que essa tela seja digital.”

Outra previsão da eMarketer é que até 2023, os investimentos em mídias digitais cheguem a dois terços do total investido em publicidade.

No Brasil, apesar da realidade ser outra, o digital ganha cada vez mais espaço. Segundo pesquisa do IAB Brasil divulgada no ano ano passado, o investimento em publicidade digital chegou a um terço do mercado brasileiro.

Comentário