Segmentação de mercado como estratégia de Marketing Digital

Segmentação de mercado como estratégia de Marketing Digital

11 de fevereiro de 2019 0 Por admin

Uma coisa é certa: o mercado é competitivo.

Essa é uma daquelas frases que você ouve o tempo todo, em todo lugar, mas não sabe bem como o significado dela impacta o seu negócio. Então, para início de conversa, fixar alguns pontos não faz mal. O mercado é extremamente competitivo, de for direta ou indireta, e isso se dá devido a vários fatores. Mesmo que a sua empresa ou o seu modelo de negócio não tenha muitos concorrentes, que você seja pioneiro ou extremamente inovador em algum ramo, regionalmente ou de modo mais expansivo, o seu principal concorrente pode ser a sua falta de estratégia e comunicação.

Nos dias de hoje o sucesso pode vir de várias formas, mas nunca desacompanhando de um bom planejamento de Marketing Digital, um plano de comunicação eficiente e, principalmente, clientes satisfeitos. O produto ou serviço perfeito nem sempre é ideal para todo mundo. Por isso, conhecer para quem você trabalha é essencial. É aí que entra a segmentação de público-alvo, que está aqui para te mostrar que o seu diferencial não é só o que você oferece, mas também como e quem você atinge.

Reconhecer o seu público e segmenta-lo em grupos menores de acordo com interesses em comum garante que as suas ações de Marketing Digital – indispensáveis para maiores taxas de lucro e reconhecimento de mercado – sejam muito mais assertivas.

 

O que é segmentação e por que segmentar em Marketing Digital?

De modo curto e grosso, segmentação de mercado é identificar quem potencialmente compra o que você vende (mesmo que seu produto seja algo físico, um serviço ou uma experiência) e discriminar essas pessoas levando em consideração características em comum. Pense comigo: quanto mais próximo você é de seus amigos, mais você os conhece e mais você identifica do que eles realmente gostam. A relação com o cliente deve ser assim, a mais próxima possível. É assim que a sua marca cria laços com este cliente. Consequentemente, quando você oferece algo pertinente a alguém, que resolve as suas dores, as oportunidades de fechar negócios ou vendas aumentam.

Tudo isso permite que você explore melhor as suas oportunidades de mercado, desenvolvendo ações de comunicação que tenham resultado. Personalizar a comunicação de acordo com quem você planeja atingir a torna mais sensitiva e de fácil entendimento.

 

Vantagem competitiva é se diferenciar de tudo o que concorre com você. Segmentar o mercado te ajuda a bolar planos de Marketing Digital que gerem vantagem. Mas lembre-se: essas são ações que demandam tempo e são constantes. Elas englobam tudo o que você direciona ao cliente e tudo o que ele lê, escuta ou vê sobre a sua marca.

Então, tenha em mente: o que o seu negócio representa importa tanto quanto o que ele oferece quando esta oferta não é pensada. Trabalhar aliado à empresas especializadas em Marketing Digital auxilia na construção de uma imagem institucional e no fomento de soluções para a construção de engajamento/relacionamento com seu público.

Comentário